Imagine que você tenha uma ideia para um produto de software e decida contratar desenvolvedores externos, no modelo de Outsourcing de Desenvolvimento de Software para criá-lo. Você sabe como se comunicar com eles e expressar os desafios que está enfrentando? Os desafios que eles inevitavelmente também enfrentarão? O Scrum Master pode ajudar com isso.
Se você decide terceirizar o desenvolvimento de software, certamente entende os benefícios. Uma equipe especializada de programadores tem acesso a conhecimentos e ferramentas especializadas, o que se traduz em custos mais baixos e tempo de desenvolvimento reduzido para você. Com eles, você também pode se concentrar em suas tarefas diárias reais em vez de gerenciar um projeto paralelo.
No entanto, mesmo as parcerias mais promissoras enfrentam certos problemas. A maioria deles está relacionada a uma comunicação ineficaz. Isso representa um desafio complexo, mas que pode ser superado. Como? Com o auxílio do seu Scrum Master. Abaixo, discutiremos como ele ou ela pode ajudar.
Esses obstáculos não estão necessariamente relacionados entre si, mas há certas interdependências, e você pode encontrá-las se observar de perto. Por exemplo, se as funcionalidades não atendem às expectativas do usuário, isso pode ser a causa de seu software não atingir as metas de negócios. Esse problema também pode estar relacionado ao longo prazo de entrega.
Por que isso acontece? A empresa de software que você escolheu é tão ruim assim? Ou talvez a equipe responsável pelo desenvolvimento personalizado do software não saiba realmente o que você precisa?
Você deve saber que o ponto de vista do desenvolvedor é muito diferente do seu. Nós entendemos por que é fácil culpar uma empresa de desenvolvimento de software se o projeto sai dos trilhos, mas isso pode ser facilmente evitado com uma boa comunicação. Nós, WK Technology, temos muitos programadores que podem passar pelos problemas mencionados, mas que através do nosso Gerenciamento Eficiente da Equipe, conseguimos controlar para que estes problemas não ocorram.
A equipe precisa saber não apenas o que está fazendo, mas também o porquê. Seus programadores precisam estar cientes do escopo do projeto, dos benefícios que ele deve trazer, dos prazos, da qualidade etc. Somente assim eles poderão comunicar a falta de uma ferramenta crucial.
Outro fator é a mudança. Se houver a necessidade de mudar algo durante o sprint, isso significa que o projeto não foi devidamente definido. Isso pode exigir um redesenho e adiar a conclusão das tarefas. Ou elas podem ser concluídas parcialmente, o que poderia prejudicar a qualidade do código e, no final, a experiência do usuário. Além disso, informações menos precisas resultam em um desenvolvimento de software mais longo e custoso.
O Scrum Master (SM) é um papel específico que ocorre apenas em equipes que trabalham no framework SCRUM. É um papel bastante incomum e controverso para alguns. Ele é chamado de “guardião do processo”.
O Scrum Master é alguém que está de olho na situação, pronto para agir ao primeiro sinal de problemas. Há necessidade de mais ferramentas, habilidades ou informações? O SM reconhecerá o problema antes que ele apareça e agirá para evitá-lo. Isso será possível porque o SM supervisiona constantemente todo o projeto, não apenas um de seus aspectos.
No entanto, há mais uma peça nesse quebra-cabeça. O Product Owner (PO), a melhor pessoa para definir prioridades e critérios, trabalhando do lado do cliente. Esse especialista entenderá melhor o software e seu propósito, poderá consultar você quando necessário, acompanhar o progresso e coordenar o projeto.
O SM e o PO, trabalhando juntos, são a melhor maneira de garantir uma cooperação tranquila.
Dessa forma, a equipe de desenvolvimento não precisa se afastar de seu trabalho e não precisa praticar a difícil arte da comunicação eficaz. Durante as cerimônias do Scrum, como a reunião diária de Scrum, a equipe de desenvolvimento relata o que impede a conclusão das tarefas, e o SM obtém o que a equipe precisa para conseguir entregar o escopo acordado das tarefas no prazo. Mas o SM não é um intermediário. Portanto, o SM deve se esforçar para garantir que vários tipos de mensagens para e da equipe sejam enviados diretamente entre o remetente e o destinatário.
O Scrum Master não é um gerente de equipe. Ele tem poder sobre o processo, mas não tem poder sobre as pessoas. Ele é chamado de “líder servidor”. Ele é um líder que deseja servir primeiro, e não ser servido. Ele quer extrair o melhor das pessoas. Ele é um líder que está constantemente tentando descobrir do que as pessoas precisam para ter sucesso.
Existem duas verdades que não se pode negar. Primeiro: a terceirização do desenvolvimento de software é benéfica. Segundo: até mesmo os caminhos mais suaves têm estágios acidentados.
É por isso que você precisa da cooperação entre o Scrum Master e o Product Owner. Sem ela, você está colocando seu projeto em risco. Eles são o elo crucial que conecta ambos os lados da cadeia: você e suas necessidades de um lado, os programadores e sua compreensão de suas necessidades do outro.
A melhor parte? Você não precisa contratar novas pessoas. Olhe primeiro para sua equipe. É quase certo que você tem alguém com habilidades de gerenciamento que pode desempenhar essa função. E se você precisar de alguém de qualquer maneira, estamos sempre aqui para ajudar você.