As organizações usam abordagens ágeis e enxutas para o desenvolvimento de software para melhorar a eficiência. Aprenda os princípios, as origens e as principais diferenças entre a Metodologia Lean e Agile.
O desenvolvimento de software enxuto foi baseado no movimento enxuto da década de 1980. No centro desse movimento está a redução do tempo dentro de um sistema de produção, bem como dos tempos de resposta de fornecedores e clientes. Essa metodologia valoriza a otimização da eficiência e a minimização do desperdício em todos os níveis de um processo, incluindo indivíduos, departamentos, operações em toda a empresa, a própria empresa e entre organizações, clientes e fornecedores.
O desenvolvimento de software Lean foi originalmente evidenciado por Mary e Tom Poppendieck em seu livro, Lean Software Development , que foi publicado em 2003. Os autores deste livro adaptaram sete princípios Lean para o contexto do desenvolvimento de software. Eles também introduziram 22 “ferramentas de pensamento” que podem ajudar as empresas a personalizar práticas ágeis para qualquer desenvolvimento ou ambiente de negócios. Com esses princípios, sua empresa pode experimentar um desenvolvimento de software melhor, mais barato e mais rápido.
Em última análise, a base dos serviços de desenvolvimento de software Lean concentra-se em valor, fluxo e pessoas, a fim de obter menos desperdício e um ciclo de desenvolvimento mais eficaz. Qualquer empresa de desenvolvimento de software Lean descobrirá que não apenas economizará dinheiro no processo, mas também lucrará com as eficiências adicionais.
Princípios Lean
Existem sete princípios básicos para o desenvolvimento de software Lean, cada um dos quais deve ser implementado para alcançar um processo lean bem-sucedido. Esses princípios são:
Vantagens da metodologia Lean
Claro, toda metodologia tem vantagens, e o desenvolvimento de software Lean não é exceção. Aqui estão alguns dos prós da adoção do Lean:
Desvantagens da metodologia Lean
O desenvolvimento de software enxuto também apresenta desvantagens de visualização:
O desenvolvimento ágil de software pode ser resumido como uma abordagem iterativa para o desenvolvimento de software que se concentra em entregar valor aos clientes rapidamente, usando um processo altamente eficiente. O Agile se concentra na entrega incremental, na colaboração da equipe e no planejamento e aprendizado contínuos.
É o princípio iterativo que diferencia o Agile de outras metodologias. Com o Agile, é mais importante lançar com frequência e melhorar o produto a cada lançamento. Esta é uma mudança do processo mais lento e caro de desenvolvimento, teste beta, liberação beta, teste de perguntas e respostas, correção de bugs e ciclo de lançamento final que tem prevalecido por tantos anos. Agile tem tudo a ver com ciclos curtos de desenvolvimento, falhas rápidas, obtenção de feedback e iteração do produto.
O desenvolvimento ágil de software foi baseado no Manifesto Ágil , que valoriza o seguinte:
O Manifesto Ágil nasceu de um encontro entre dezessete pessoas no The Lodge at Snowbird ski resort nas montanhas Wasatch de Utah para encontrar um terreno comum na busca por uma metodologia para substituir o processo de desenvolvimento de software baseado em documentos. A partir dessa reunião, as sementes dos serviços de desenvolvimento de software Agile seriam plantadas, o que levaria ao nascimento de empresas de desenvolvimento de software Agile em todo o mundo.
Princípios ágeis
Existem 12 princípios por trás do desenvolvimento ágil de software:
Vantagens / Prós do Agile
A metodologia de desenvolvimento de software Agile tem várias vantagens importantes, como:
Desvantagens / Contras do Agile
Embora o Agile possa parecer o processo ideal, ele tem suas desvantagens, como:
Uma das maiores diferenças entre Lean e Agile é que a metodologia Lean aumenta a velocidade gerenciando o fluxo do processo. Por outro lado, Agile aumenta a velocidade iterando em pequenos incrementos (geralmente feito durante sprints).
Outra diferença fundamental é que o Agile prioriza o feedback aberto e constante entre os desenvolvedores e os usuários, enquanto o Lean prioriza a eliminação de aspectos do projeto que o cliente ou usuário consideraria um desperdício.
A metodologia Agile também é mais estruturada que a Lean, com papéis definidos, reuniões estruturadas, estimativas e revisões sistêmicas e frequentes.
Uma diferença fundamental entre essas duas metodologias é o software usado para gerenciar os projetos. Onde o desenvolvimento de software Lean se concentra em ferramentas tradicionais, como Kanban, o Agile volta boa parte de sua atenção para o Scrum. Embora ambos os métodos usem quadros Kanban, o Agile tende a depender do sprint Scrum, onde a metodologia Lean pode funcionar muito bem com um quadro Kanban padrão.
O futuro das metodologias Lean e Agile é difícil de prever, mas não seria nenhuma surpresa se essas duas ideias se juntassem para formar um método mais novo, mais eficiente e eficaz. Também seria uma aposta segura dizer que a automação e a IA se tornarão fundamentais para melhorar e transformar esses dois métodos.
E com o crescimento contínuo da conteinerização, a metodologia Agile se tornará ainda mais utilizada, principalmente com a disseminação do CI/CD. À medida que mais e mais empresas adotam conteinerização, serverless e CI/CD, a metodologia de desenvolvimento de software Agile ganhará uma participação de mercado considerável em relação ao Lean.
O vencedor entre esses dois será definido pelas tendências nos métodos de entrega de software. Se a conteinerização e o CI/CD continuarem a crescer exponencialmente, o Agile vencerá. Se as empresas começarem a se afastar da conteinerização (por motivos como segurança e complexidade), o Lean se tornará a metodologia mais popular.
Outra questão são as pequenas e médias empresas (PME) versus as grandes empresas. A maioria dos negócios em escala corporativa depende da conteinerização e da nuvem, enquanto as PME tendem a optar por abordagens mais tradicionais de software. À medida que mais PME escalam para os níveis de crescimento corporativo, elas começam a adotar tecnologias mais escaláveis e flexíveis. Isso se traduz em mais metodologias ágeis sendo aplicadas.
Mas como saber qual metodologia escolher?
Quando usar a Metodologia Lean?
Se sua empresa busca eliminar o desperdício no processo de desenvolvimento de software, a metodologia Lean pode ser ideal. A Starbucks é um exemplo perfeito disso. Para eliminar uma lacuna de receita de $ 2 milhões, a empresa adotou a metodologia Lean para resolver um problema com um item de café da manhã de baixa venda.
Se sua empresa depende de processos repetitivos e previsíveis, a metodologia Lean é o caminho certo. Não importa se sua empresa fabrica carros, planilhas ou aplicativos móveis, se você deseja melhorar o processo geral para entregar um produto de maior qualidade, Lean é o que você deseja.
Quando usar o Agile
Simplificando, o Agile é a melhor metodologia quando um produto ou recursos do produto não estão bem definidos. Como o Agile depende muito de uma abordagem iterativa, o produto evolui à medida que cada iteração é concluída. Agile também é uma ótima opção quando a entrega contínua/integração contínua é necessária, já que a metodologia Lean não é flexível o suficiente para lidar com esses tipos de processos.
Dizer que um é melhor que o outro é desafiador, visto que cada um deles é aplicado a determinados tipos de projetos. No entanto, se você tiver um roteiro bem pensado para o seu projeto, a metodologia Lean provavelmente é melhor. Se seu foco é lançar com frequência e rapidez, Agile é a melhor aposta.